Diferenças entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional

Diferenças entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional!

Entenda as diferenças entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional.

Diferenças entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional.
Diferenças entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional.

Diferenças entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar de marketing de conteúdo e de marketing tradicional, também podemos chamá-los de Inbound Marketing e Outbound Marketing, respectivamente. Mas, você sabe exatamente o que cada um significa? E quais são as suas diferenças?

 

Com o passar dos anos a internet foi mudando as características do consumidor brasileiro e os seus hábitos também. A alguns anos atrás, os clientes iam até as lojas físicas para levantar todas as informações que achassem necessárias sobre determinado produto ou serviço, como por exemplo, seu preço e suas condições de pagamento. Depois de fazer essa análise, o cliente balanceava os prós e os contras e então realizava a compra. No entanto, nos dias de hoje, quase ninguém realiza uma compra importante ou de algo de valor, sem pelo menos, fazer uma pesquisa de preço no Google ou até mesmo acaba comprando o produto por uma loja virtual por sua praticidade. E por isso, surgiu a importância de buscar impactar o conquistar o público de formas diferentes.

 

Agora vamos para a questão principal, as diferenças entre o marketing de conteúdo e o marketing tradicional!

 

Marketing tradicional ou Outbound Marketing: Esse tipo de marketing trabalha com a produção de conteúdo para as grandes massas, se baseando na divulgação de propagandas e anúncios com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas possíveis. Na maior parte dos casos, essas propagandas são feitas em grandes mídias, como TV e jornais, ou em mídias impressas, como panfletos e outdoors. Essas mídias, não são capazes de considerar todos os interesses e desejos dos clientes que vão ser impactados. Exemplo, um comercial de TV impactará muitas pessoas, mas várias delas não terão o mínimo de interesse pelo serviço ou produto que foi anunciado. A questão aqui, é que esse tipo de marketing acaba não produzindo um conteúdo relevante que gere simpatia e afinidade por parte de todos os clientes, pois (na maior parte dos casos) ele não está direcionado para um público alvo específico.

 

Marketing de conteúdo ou Inbound Marketing: Diferente do modelo que citamos anteriormente, o marketing de conteúdo busca divulgar a marca da empresa e atrair os clientes através de ações relevantes para o público alvo. Buscando gerar empatia com esses clientes, investindo na geração de conteúdo relevante para criar um interesse legítimo por parte do cliente em potencial. Para conseguir isso, são usados formatos de mídias mais modernos, como publicações em blogs, podcast, canais no YouTube, e-books, ações nas redes sociais, entre outros. Através dessas plataformas, as empresas adquirem a atenção do consumidor divulgando não somente as principais características do seu produto e/ou serviço, mas também promovendo outras informações relevantes. O objetivo dessa estratégia é estabelecer um bom relacionamento de médio a longo prazo com os clientes, conduzindo-os a passar de clientes em potencial (ou Leads), para se tornarem consumidores e se transformarem em “divulgadores” espontâneos da sua empresa.

 

Apesar das diferenças, não existe uma fórmula que determine qual é o melhor tipo de marketing que cada empresa deve investir. Na maior parte dos casos, as empresas costumam investir em ambos os modelos. Independente do modelo que você decida usar na sua empresa, busque conhecer o seu cliente, saiba onde encontrá-lo, quais os canais de comunicação que mais chamam a sua atenção, qual a linguagem que ele usa, dessa forma você vai saber qual modelo vai cativar mais o seu tipo de consumidor. Resumindo, não existe um modelo melhor do que o outro, apenas o marketing mais adequado para os objetivos do seu negócio.

 

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