App Store passa a mostrar propagandas na busca

App Store americana agora mostra propagandas em suas buscas!

Apple começou a mostrar propagandas na App Store americana.

App Store americana passa a dar vantagem para patrocinadores.
App Store americana passa a dar vantagem para patrocinadores.

App Store americana passou a mostrar propagandas na hora do usuário fazer suas buscas. A empresa da Maçã começou recentemente a testar um novo sistema de ads, chamado Search Ads que foi especialmente desenhado para operar na loja de aplicativos App Store do iOS. A ideia dessa ferramenta é que os aplicativos patrocinados apareçam em destaque conforme os termos digitados pelo usuário.

 

Funciona de forma bem simples para os publishers: Eles pagam para que os termos específicos façam que seus aplicativos apareçam primeiro nas buscas. Por exemplo, palavras como “calendar”, “taxi” e “to do list”, já exibem resultados de programas patrocinados na loja dos Estados Unidos. Os desenvolvedores que se interessarem em experimentar essa solução, ganham um crédito de US$ 100 para começar.

 

De acordo com o Phil Schiller, o vice-presidente da Apple, a empresa quer ser justa com os desenvolvedores e também com os criadores independentes, e o programa de ads não vai prejudicar o ranking atual que os aplicativos já conquistaram.

 

Mesmo depois dessa declaração do vice-presidente, uma screenshot publicada pelo site VentureBeat, comprova que as propagandas na App Store não começaram com muita sorte. Na imagem publicada pelo site,  é possível ver uma pesquisa pela palavra “pokemon”, que trouxe como destaque um aplicativo chamado “Catch ém”, sendo que o popular Pokémon Go ficou em segundo lugar.

 

Esse resultado mostra que os desenvolvedores podem, de certa forma, pagar para ficar em cima de seus concorrentes e isso naturalmente vai prejudicar aquelas empresas que não podem gastar grandes quantias de dinheiro com publicidade no Search Ads. Também vale ressaltar que os usuários também são afetados, visto que os aplicativos patrocinados vão ofuscar aqueles que realmente estavam sendo procurados. Será que a Apple em vez de inovar se prejudicou?

Comentários estão fechados.